É gente!!!
Tenho que assumir para vocês que nunca, NUNCA, dei um banho em uma criança...
É também nunca troquei fralda, nem dei uma única mamadeira...
Acho que agora começa a ficar mais claro a minha vontade imensa de fazer o curso de gestante!!
Parece engraçado, mas já estava começando a sofrer com isso...precisava saber se mais alguém neste mundo, vive o mesmo drama...
Descobri algumas no curso, rs, o que me deixou um pouco mais aliviada...
Se eu falar para vocês que cheguei a suar para dar banho nesta boneca, vocês vão achar muita loukura??
Então... ainda bem que a Chiara estava ali ao meu lado... Lembrei do nosso primeiro ano de faculdade quando nos conhecemos e fizemos dupla nas aulas de Psicologia Comportamental com os ratinhos... A Chiara me salvava sempre, isso porque eu não pegava o rato!! De medo!! (hihihi que vergonha) Bom voltando ao assunto do banho, ainda bem que ela estava por perto porque o pai ficou só observando, mas como ela não vai poderá dar o banho no Enrico por mim (rs) , vamos ao que eu aprendi!!!
Dicas para o banho do recém-nascido
A frequência do banho dependerá da idade do bebê.
Para um recém-nascido é importante que a área coberta pela fralda, as mãozinhas e o rostinho estejam sempre bem limpinhos, principalmente após regurgitar e se sujar. Não há muito com o que se preocupar, os recém-nascidos se sujam muito pouco, mas precisam de banhos diários.
Banho na banheirinha
Tenha todas estas coisas prontas antes de despir o bebê e encher a banheira:
( Gente é uma lista gigante!!!)
uma toalha grande com capuz;
uma toalhinha macia para lavar o bebê;
bolas de algodão;
sabonete infantil em barra ou líquido;
shampoo infantil, se necessário;
escova ou pente apropriados.
Embora o sabonete tenha sido incluído na lista, muitas vezes não é necessário usá-lo. Ele pode remover os emolientes naturais e ressecar a pele do bebê. A água é suficiente para eliminar a maior parte da sujeira acumulada.
Os primeiros banhos não precisam ser demorados nem complicados, desde que cumpram seu objetivo.
( como dar uma banho rápido com tantas etapas??? Isso vou contar daqui uns dias)
Segure o bebê com segurança e limpe delicadamente a sujeira ou a descamação acumulada.
Nunca deixe o bebê solto durante o banho. Isso é óbvio para os recém-nascidos, porém também se aplica aos bebês maiores que já se sentam sozinhos.
Banho de Balde?
O banho de balde tem feito relaxante, analgésico e também transmite segurança.
Banho de bebê costuma vir acompanhado de trilha sonora – ou seja, muito chororô. Uma das explicações, segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos.
A partir dessa constatação, obstetras e parteiros de maternidades na Holanda criaram em 1997 um baldinho pensando em transmitir ao bebê recém-nascido (até os 6 meses de idade) uma transição tranquila do útero para o mundão. “É como um miniofurô: os bebês ficam em posição fetal, submersos do pescoço para baixo, e relaxam automaticamente”, diz Ana Cristina, parteira do Gama – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.
Um balde comum (dos mais resistentes) custa cerca de 15 reais. Já o Tummytub (foto), que chegou ao Brasil há um ano, sai em média por 120 reais, mas é específico para os nenês: o plástico é atóxico, sua base é antiderrapante e há um centro de gravidade que permite estabilidade e segurança no banho. Dá para ver a lista de lugares onde é vendido no site da empresa: www.tummytub.com.br.
A maneira correta de segurar o bebê dentro do balde é assim como na figura .
Vi um modelo genérico no Supermercados Paraná aqui de Campo mourão, indicado para bebês e com o preço bem mais acessível, tenho que voltar comprar e garantir nosso momento SPA (rs)...


Comentários
Postar um comentário